Monday, June 7, 2010

Tricky

Se me dissessem há uns anos que a mulher do conservador David Cameron, actual primeiro-ministro britânico era uma grande maluca, que costumava jogar bilhar com o Tricky em salas cheias de fumo, eu não acreditava. Mas o mundo está sempre a mudar, não é ?

Este rapaz começou com os Massive Attack, e pouco tempo depois já estava a dar início a uma brilhante carreira a solo. O estilo é o mesmo da escola começada pelos Massive (e pelo próprio Tricky): Trip hop


Aqui ficam quatro bons exemplos:


Do imprescindível álbum de estreia Maxinquaye, o tema Black Steel:




O álbum que lhe segue não tem o nome dele, intitula-se apenas Nearly God e é colaborativo, onde se podem encontrar duetos com a Martina Topley Bird (do primeiro álbum), Neneh Cherry, Björk, Alison Moyet, Terry Hall, Cath Coffey e Dedi Madden

Black Coffee, com Martina Topley Bird:




Bom, e agora os dois temas que se seguem são posteriores ao meu contacto com o Tricky, que parou em 1999.

Este Evolution Revolution Love é do álbum de 2001 Blowback, mais uma vez colaborativo. Aqui com Ed Kowalczyk, dos Live, e Hawkman:




Esta última é recente, de 2008, do álbum Knowle West Boy que eu também não conheço, mas que parece ter sido muito bem recebido. Se o álbum for todo assim, já não será bem Trip hop, mas o génio é o mesmo e o resultado só pode ser muito bom! Tenho mesmo de me ir reciclar.

Aqui fica Puppy Toy:

0 comments: