Thursday, June 10, 2010

Blackout - Kika Santos

Os anos noventa têm projectos destes, fugazes - dois álbuns, mas de muito boas recordações.

A Kika Santos, de família ligada à musica angolana, tem uma voz excepcional e uma dicção à boa moda de Coimbra de invejar. E, além da sua beleza natural e à-vontade com as câmaras, ela tem uma vantagem que eu admiro, também por exemplo, na Mariah Carey (por muito que se critique o estilo dela): a Kika compõe e interpreta os temas, e até os arranjos têm o seu toque. Há sem dúvida nenhuma mérito nisto, e é refrescante e reconfortante saber que ali temos a mensageira a relatar a sua própria mensagem.


A Kika Santos, que ainda se lançou a solo depois dos Blackout, anda agora pelo Nu Jazz, no projecto Loopless, que eu recomendo vivamente! Uma mulher de garra!


As três músicas que aqui trago são provavelmente as mais conhecidas e simultaneamente as melhores:


Desde a "Sinfonia do Amor" (1995):




passando pelo segundo e último álbum (1998), com o pop dançável "Vá, vem":

 



até à obra-prima "Paixão", que eu não hesitaria em colocar no meu top ten da década (1995):








Tenho cá por casa o primeiro álbum dos Blackout, em cassete, comprado, se a memória não me falha, numa altura em que já ninguém falava deles, no início da década de 2000. Se alguém encontrar os CD's à venda, por favor avise!

4 comments:

Guida Palhota said...

Gostei muito de recordar especialmente a "Paixão", mas também a "Sinfonia do Amor". O "Vá Vem" não fazia parte dos meus conhecimentos e não entrou à primeira. Mas é boa onda, é, sim, senhor.

um beijo

Aníbal Meireles said...

:D

AMR said...

Páh tenho o CD e posso-te fazer uma cópia mas com certeza deves querer mesmo o original n é?

Aníbal Meireles said...

Obrigado pela oferta António M, mas prefiro mesmo o original, até por uma questão de consciência, e de lei, claro. Até porque, embora tenha por cá a cassete original, não é dinheiro mal empregue apostar no mérito, e este é um desses casos.